PMGZ Comercial avança pelo Brasil

PMGZ Comercial avança pelo Brasil

O programa PMGZ Comercial, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ direcionado para rebanhos comerciais, não registrados, produtores de carne bovina segue crescente.

Uma das recentes parcerias foi firmada na Fazenda Três Rodas, localizada em Itaquiraí (MS), pertencente ao criatório Fábio Zucchi Rodas. O grupo já participa da versão tradicional do PMGZ em outras fazendas, e agora aderiu ao PMGZ Comercial com 427 matrizes das raças Nelore e Tabapuã.

 “Ficamos muito lisonjeados com a adesão do rebanho cara-limpa da Fazenda Três Rodas ao PMGZ Comercial, pois comprova a consolidação das nossas parcerias visto que o rebanho Nelore e Tabapuã PO já participava do PMGZ registrado. Agradecemos a continua confiança”, destaca o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

O técnico de campo da ABCZ, João Assumpção e o técnico do PMGZ, Fernando Garcia de Carvalho fizeram o atendimento no final do mês de setembro e classificaram as matrizes para o programa. Com intuito de realizar cruzamentos das duas raças, o técnico Fernando irá acompanhar a fazenda neste projeto e todos os dados serão lançados através do Produz, que suporta as comunicações do rebanho registrado e do rebanho comercial.

“A adesão do criatório Fabio Zucci Rodas, ao PMGZ Comercial é de suma importância para que possamos ter um controle mais preciso sobre o rebanho e possamos identificar com maior precisão as matrizes mais produtivas e desta maneira nos dê maior segurança na multiplicação do rebanho, já que este trabalho tem como objetivo principal a formação de um plantel de matrizes cara limpa da raça Tabapuã para mostrar ao mercado o grande potencial da raça que é produzir carne em grande quantidade e de excelente qualidade”, destaca Fernando Garcia de Carvalho.

O técnico João Eduardo Ferreira Assumpção também avaliou a adesão do criatório. “As matrizes selecionadas na fazenda Três Rodas para participarem do PMGZ Comercial são de biotipo produtivo e funcional. O PMGZ Comercial auxiliará muito para que permaneçam no rebanho as fêmeas mais produtivas sem “achismos”, mas com informações objetivas para uma boa seleção”, afirma.

Parceria em Minas Gerais

Outra recente adesão vem da Fazenda Shamar, em Belo Vale (MG). O titular do criatório, o criador Fernando Onofre Pinto Lara se associou recentemente à ABCZ e logo de cara também aderiu ao PMGZ, PMGZ Comercial e ao software Produz para poder realizar as comunicações dos manejos de campo.

“Os recursos da ABCZ para promover a gestão e o melhoramento do rebanho estão disponíveis a todos os criadores. Visto a parceria com o Sr. Fernando Onofre que recentemente virou associado, registrou as melhores fêmeas no PA aderindo-as ao PMGZ registrado e colocou 388 fêmeas cara-limpa no PMGZ Comercial. A parceria e os ganhos não param.”, destaca Ricardo Abreu.

Quem apresentou os programas da ABCZ para o criador foi o técnico de campo da entidade, Cristiano Cambraia. “A introdução do criador Fernando Onofre Pinto ao PMGZ, mostra o quão importante é a busca do próprio criador em melhorar seus índices de produção e profissionalização da sua atividade, cada vez mais competitiva. É uma fazenda com muito potencial e que dará com certeza um salto em seus índices de produção, já nos primeiros anos”, diz Cristiano, que também realizou os registros PA e a classificação das matrizes para o PMGZ Comercial.

O criador Fernando pontuou os motivos que o levaram a decidir pelos programas e serviços da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.  “Aderi aos programas, porque conheço o trabalho da ABCZ, e acredito que com esta parceria vou aperfeiçoar os índices de produtividade do meu rebanho. Já melhorei muito o meu gado e para melhorar ainda mais conto com a ajuda e as tecnologias da ABCZ”, conta.

Fonte: ABCZ por Thais Cristina Ferreira

Postado: 21/12/2020 | Visualizações: 12